sábado, 1 de maio de 2010

A influência das telenovelas

A influência das telenovelas não está somente no poder que elas têm de paralizar as atividades comuns para sentar a milhões de pessoas diante de um televisor. O fenômeno intervem em governos, serviços, atitudes, decisões e organizações.

Além de construir ilusões, as telenovelas ditam moda e frases populares. Também têm provocado uma avalanche de registros de crianças nascidas no mundo com o nome de atrizes ou atores ou mesmo de suas respectivas personagens.

As telenovelas são ingrediente fundamental de qualquer emissora exitosa na América Latina, são fonte de críticas e elogios em outros meios, sob a justificação de “análises”, quando, na realidade, o que geram essas tramas são fofocas, e falar sobre elas é um tipo de entretenimento.

Lançam ao estrelato muitas figuras hispanas, que hoje são famosas a nível mundial, assim como Ana María Orozco, uma atriz super conhecida em mais de 150 países graças a Betty, a feia, ou como Verónica Castro que comoveu meio mundo com suas lágrimas, ou mesmo o recebimento de Thalía nas Filipinas que somente foi superado em multidões pelo Papa. Ricky Martin se tornou famoso, também, com a telenovela Alcançar uma estrela II, enquanto que Eduardo Yáñez, Christian Meir e Fernando Colunga causaram mais calor que o aquecimento global.

Se as telenovelas têm mais de 50 anos e gozam de boa saúde, não são uma moda passageira. Outros subgêneros como os filmes de ação, ficção ou faroeste são bem vistos, porém têm mais altos e baixos ou estão totalmente fora de moda.

E por que as telenovelas não saem de moda? Porque são histórias de amor e os humanos necessitam de amor para se sentirem vivos.

Os criadores de telenovelas dizem que elas não precisam de defensores, porque não necessitam, mas ao final sempre acabamos lendo artigos de reafirmação sobre elas. Artigos como este são encontrados aos montes, e explicam uma e outra vez que as telenovelas são um gênero menor, mas que movem massas e que prendem o público, porém, encontramos poucos artigos que dizem como nasceu o cinema e qual sua importância, assim como o teatro, gêneros que são dados como grandes e bem vistos. Logicamente existem bom filmes e maus filmes, boas peças teatrais e péssimas peças teatrais, assim como as telenovelas.

Mas, se as telenovelas fossem tão más não prenderiam a atenção de tanta gente no mundo, nem as infuenciaria de tal forma para que o governo aplicasse medidas para um país não sofrer falta de energia, ou para que algum fã procurasse uma roupa parecida a de alguma personagem favorita, ou mesmo que se colocasse em seus filhos o mesmo nome do galã ou da heroína.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário: